Como nomear corretamente os pecados na confissão. O significado da confissão para uma pessoa ortodoxa e como nomear corretamente seus pecados

Pin
Send
Share
Send

O que é confissão?

Por que é necessário, e como nomear corretamente os pecados em confissão?

Quanto um padre deve confessar?

Como preparar o sacramento para aqueles que querem se arrepender pela primeira vez?

Todas essas perguntas, mais cedo ou mais tarde, são feitas por toda pessoa ortodoxa.

Vamos analisar todas as complexidades desse sacramento juntas.

Confissão para uma pessoa ortodoxa - o que é isso?

O arrependimento ou confissão é um sacramento durante o qual uma pessoa revela verbalmente seus pecados a Deus na presença de um sacerdote que tem o poder de perdoar pecados do próprio Senhor Jesus Cristo. O Senhor, durante sua vida terrena, deu a seus apóstolos e a todos os sacerdotes o poder de perdoar pecados. Durante a confissão, uma pessoa não só se arrepende dos pecados cometidos, mas também faz uma promessa de não repeti-los novamente. Confissão é a purificação da alma. Muitas pessoas pensam: "Eu sei disso, mesmo depois da confissão, vou cometer esse pecado novamente (por exemplo, fumar). Então, por que devo confessar?" Isso é fundamentalmente errado. Você não pensa: "Por que eu deveria me lavar se eu ficar sujo amanhã de qualquer maneira?" Você ainda toma banho ou toma banho, porque o corpo deve estar limpo. O homem é fraco por natureza e pecará durante toda a sua vida. É por isso que a confissão é necessária para purificar a alma de tempos em tempos e trabalhar em suas deficiências.

Confissão para uma pessoa ortodoxa é muito importante, porque durante este sacramento a reconciliação com Deus acontece. Você precisa confessar pelo menos uma vez por mês, mas se você precisar fazer isso com mais frequência, por favor. O principal é saber como nomear corretamente os pecados na confissão.

Para alguns pecados particularmente sérios, o sacerdote pode designar penitência (do grego “castigo” ou “obediência especial”). Pode ser uma oração longa, jejum, esmola ou abstinência. Este é um tipo de remédio que ajudará a pessoa a se livrar do pecado.

Algumas recomendações para quem quer confessar pela primeira vez

Como acontece com qualquer sacramento, a confissão deve ser preparada. Se você primeiro decidiu se arrepender, então você precisa descobrir quando um sacramento é geralmente realizado em seu templo. É gasto principalmente em feriados, sábado e domingo.

Por via de regra, há muitos que desejam confessar em tais dias. E isso se torna um obstáculo real para aqueles que querem confessar pela primeira vez. Alguns são tímidos, enquanto outros têm medo de fazer algo errado.

Será bom que você, antes da primeira confissão, peça ao padre que marque uma hora para você e o padre ficarem sozinhos. Então ninguém te envergonhará.

É aconselhável, antes da confissão, ler o cânone penitente ao Senhor Jesus Cristo para "sintonizar" devidamente o arrependimento. Isso se aplica a todos que estão se preparando para a confissão.

Você pode fazer uma pequena folha de dicas. Escreva os pecados em um pedaço de papel para que você não perca a confissão de excitação.

Como nomear os pecados em confissão: que pecados devem ser chamados

Muitos, especialmente aqueles que acabaram de começar sua jornada para Deus, correm de um extremo ao outro. Alguns secamente listam pecados comuns, escritos, via de regra, dos livros da igreja sobre o arrependimento. Outros, pelo contrário, começam a descrever em todos os detalhes um pecado tão completo que não se torna mais uma confissão, mas uma história sobre ele e sua vida.

Que pecados confessar? Os pecados são divididos em três grupos:

1. Pecados contra o Senhor

2. Pecados contra vizinhos.

3. Pecados contra sua alma.

Vamos dar uma olhada em cada um individualmente.

1. Pecados contra o Senhor. A maioria das pessoas modernas é alienada de Deus. Eles não vão a templos ou fazem isso raramente, e só ouviram falar de orações na melhor das hipóteses. No entanto, se você é um crente, você não escondeu sua fé? Talvez eles estivessem envergonhados de se cruzar na frente das pessoas ou dizer que você é um crente.

Hula e resmungar contra Deus - um dos mais graves e graves pecados. Cometemos esse pecado quando nos queixamos da vida e acreditamos que não há ninguém no mundo que seja mais infeliz.

Blasfêmia. Você cometeu esse pecado se alguma vez zombou dos costumes ou ordenanças da Igreja nos quais não entende nada. Piadas sobre Deus ou a fé ortodoxa também são blasfêmia. E não importa se você os ouve ou diz.

Juramento falso ou engano. O último sugere que no homem não há medo da grandeza do Senhor.

Não cumprir os votos. Se você fez um voto a Deus para fazer um bom trabalho, mas não o restringiu, esse pecado deve ser confessado.

Não reze diariamente em casa. É através da oração que nos comunicamos com o Senhor e os santos. Pedimos sua intercessão e ajudamos na luta contra suas paixões. Sem oração não pode haver arrependimento nem salvação.

Interesse em ensinamentos ocultos e místicos, bem como seitas pagãs e verbais, feitiçaria e adivinhação. De fato, tal interesse pode não apenas prejudicar a alma, mas também o estado mental e físico de uma pessoa.

Superstição. Além das superstições que herdamos de nossos ancestrais pagãos, começamos a nos envolver nas ridículas superstições de novos ensinamentos.

Negligência da sua alma. Afastando-nos de Deus, nos esquecemos da nossa alma e deixamos de prestar a devida atenção a ela.

Pensamentos de suicídio, jogo.

2. Pecados contra vizinhos.

Desrespeito pelos pais. Nós devemos respeitar nossos pais. O mesmo se aplica à atitude dos alunos para com o professor.

Ressentimento ao próximo. Ao ofender os entes queridos, prejudicamos sua alma. Nós também cometemos este pecado quando aconselhamos aos nossos vizinhos algo vicioso ou mau.

Calúnia. Calunia as pessoas em vão. Culpando uma pessoa sem confiança em sua culpa.

Regozijar-se e odiar. Esse pecado é igualado ao homicídio. Devemos ajudar e simpatizar com o nosso vizinho.

Rancor. Isso mostra que nosso coração está cheio de orgulho e autojustificação.

Desobediência. Esse pecado torna-se o começo para males mais sérios: impudência contra os pais, roubo, preguiça, engano e até assassinato.

Culpa. O Senhor disse: "Não julgueis, mas você não será julgado, pois em que julgamento você julga, você será julgado; e em que medida você medirá, assim você medirá." Condenando uma pessoa por essa ou aquela fraqueza, podemos cair no mesmo pecado.

Roubo, mesquinharia, aborto, roubo, comemoração do falecido com álcool.

3. Pecados contra sua alma.

Preguiça. Nós não vamos ao templo, nós reduzimos as orações da manhã e da noite. Envolvido na ociosidade, enquanto você precisa trabalhar.

Uma mentira. Todas as más ações são acompanhadas por uma mentira. Não é de admirar que Satanás seja chamado de pai da mentira.

Bajulação. Hoje, tornou-se uma arma para conseguir mercadorias terrenas.

Linguagem chula. Este pecado é especialmente prevalente entre os jovens de hoje. De palavrões, a alma se torna grosseira.

Impaciência. Devemos aprender a restringir nossas emoções negativas, de modo a não prejudicar nossas almas e não ofender os entes queridos.

Falta de fé e descrença. Um crente não deve duvidar da misericórdia e sabedoria de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O charme e auto-sedução. Essa é uma proximidade imaginária de Deus. Uma pessoa que sofre desse pecado se considera quase um santo e se coloca acima dos outros.

O longo encobrimento do pecado. Como resultado de medo ou vergonha, uma pessoa não pode abrir um pecado perfeito em confissão, acreditando que ele não pode mais ser salvo.

Desespero. Este pecado muitas vezes persegue as pessoas que cometeram pecados graves. Deve ser praticado para evitar consequências irreparáveis.

Culpando os outros e a autojustificação. Nossa salvação está no fato de que podemos nos reconhecer e a nós mesmos culpados de nossos pecados e ações.

Estes são os principais pecados que quase todos cometem. Se antes, durante uma confissão, os pecados fossem expressos e não fossem mais repetidos, então eles não precisariam ser confessados ​​novamente.

Fornicação (incluindo casamento sem casamento), incesto, adultério (adultério), relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

Como nomear corretamente os pecados em confissão - eles podem ser escritos em papel e simplesmente entregues ao sacerdote?

Às vezes, a fim de sintonizar a confissão e não se preocupar que durante o sacramento você vai esquecer alguma coisa, eles escrevem pecados no papel. A este respeito, muitos estão se perguntando: posso escrever pecados em um pedaço de papel e apenas entregá-lo ao padre? Resposta definitiva: não!

O significado da confissão está precisamente no fato de que uma pessoa expressou seus pecados, lamentou-os e os odiou. Caso contrário, não será arrependimento, mas um relatório escrito.

Com o tempo, tente abandonar completamente qualquer pedaço de papel e diga em confissão exatamente o que está incomodando sua alma neste exato momento.

Como nomear corretamente os pecados em uma confissão: onde começar uma confissão e como acabar

Aproximando-se do padre, tente lançar pensamentos da terra para fora de sua cabeça e escute sua alma. Comece a confissão com as palavras: "Senhor, pequei diante de você" e comece a listar os pecados.

Não há necessidade de listar os pecados em detalhes. Se, por exemplo, você roubou alguma coisa, não precisa dizer ao padre onde, quando e em que circunstâncias isso aconteceu. Apenas diga: Pecado por roubo.

No entanto, não vale a pena listar os pecados completamente. Por exemplo, você vem e começa a dizer: "Pecado com raiva, irritação, condenação, etc." Isso também não é totalmente correto. Seria melhor dizer isto: "Pequei, Senhor, com irritação para com meu marido" ou "condeno constantemente o próximo". O fato é que um padre durante uma confissão pode lhe dar conselhos sobre como lidar com uma paixão em particular. São esses esclarecimentos que o ajudarão a descobrir o motivo de sua fraqueza.

Você pode terminar a confissão com as palavras "Eu me arrependo, Senhor! Salve e tenha piedade de mim um pecador!"

Como nomear corretamente os pecados na confissão: o que fazer se envergonhado

A vergonha durante uma confissão é normal, porque não há pessoas que gostariam de falar sobre seus lados não tão agradáveis. Mas você não precisa brigar com ele, mas tente sobreviver, aguente.

Primeiro de tudo, você deve entender que você confessa seus pecados não ao padre, mas a Deus. Portanto, a vergonha não deve estar diante do sacerdote, mas diante do Senhor.

Muitas pessoas pensam: "Se eu contar tudo ao padre, ele provavelmente me desprezará". Isso não é absolutamente importante, o principal é pedir perdão a Deus. Você deve claramente decidir por si mesmo: livre-se e limpe sua alma, ou continue a viver em pecados, mergulhando nessa terra cada vez mais.

O padre é apenas um mediador entre você e Deus. Você deve entender que, durante a confissão, o próprio Senhor permanece invisível diante de você.

Eu quero dizer novamente que somente no sacramento da confissão uma pessoa com um coração quebrantado se arrepende dos pecados. Após o que uma oração permissiva é lida sobre ele, que liberta uma pessoa do pecado. E lembre-se, aquele que esconde o pecado durante a confissão receberá um pecado ainda maior diante de Deus!

Com o tempo, você se livrará da vergonha e do medo e entenderá melhor como nomear corretamente os pecados na confissão.

Pin
Send
Share
Send